FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

Colunista do PORTAL FS lança livro sobre capoeira no Boulevard

O capoeirista e historiador feirense Bel Pires, lança nesta próxima quinta-feira (13), a partir das 18h30, na Livraria Atlântica, no Shopping Boulevard, um novo livro sobre a história social da capoeira.

Autor de No tempo dos valentes: os capoeiras na Cidade da Bahia (Quarteto, 2005), a nova produção intitula-se Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA e escrita em parceria com o também capoeirista e historiador Luiz Augusto Pinheiro Leal, professor da Universidade Federal do Pará.

Bel Pires é colaborador do PORTAL FS onde mantém a coluna História vista de baixo, ele também coordena o Malungo Centro de Capoeira Angola, entidade que desenvolve intercâmbio cultural com a cidade de Belém, capital paraense.

O Prefácio do livro é assinado pelo Prof. Dr. Carlos Eugênio Libano Soares, do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que destaca: "O objetivo maior da obra não deixa de ser original. Retirar a capoeira de certo nicho, reduto marcado pelo exotismo, pela "folclorização" e de um campo mitológico empolgante, mas igualmente isolado e estigmatizado, para incorporá-la às questões maiores da formação da nacionalidade, da educação, da construção da identidade nacional"

Libânio ainda observa que pelas páginas de Luiz Augusto e Bel Pires, a capoeira finalmente torna-se parte integrante da história do país, da sua face, da sua gênese, faceta antes percebida, mas nunca explicitada.

0 Response to ' Colunista do PORTAL FS lança livro sobre capoeira no Boulevard '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA