FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

Lula inaugura campus da UFRB em Cachoeira e diz que cidade estava abandonada

O presidente Lula e o governador Jaques Wagner inauguraram nesta segunda-feira (25), em Cachoeira, no interior do estado, a obra do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

No novo espaço, além das aulas, serão promovidas outras atividades acadêmicas dos cursos de História, Economia, Letras, Ciências Sociais, Museologia, Comunicação e Serviço Social. Na restauração do imóvel foram investidos aproximadamente R$ 8 milhões.

Esta iniciativa faz parte do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Bahia.

Diversas autoridades políticas participaram do evento, entre elas os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Fernando Haddad (Educação), Juca Ferreira (Cultura) e Edson Santos (Igualdade Racial). Deles, apenas Geddel não discursou durante a solenidade.

O presidente do Senegal, Abdoualaye Wade e uma comtitiva vinda do país africano, também acompanhou a inauguração.

PATRIMÔNIO

O presidente Lula deu ênfase as ações do governo federal na intenção de restaurar o patrimônio histórico e cultural da Cidade Heróica, como Cachoeira é tradicionalmente conhecida.

“Vocês sabem quanto esse governo já investiu aqui? São mais de R$ 36 milhões. Restauramos a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, o Conjunto da Ordem do Carmo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as igrejas do Monte e Rosarinho, a capela da Ajuda, a casa natal de Ana Nery...” enumerou.

Lula também destacou o estado de em que o patrimônio da cidade se encontrava e o que ele chamou de falta de ação dos outros governantes.

PROTESTO

Antes mesmo de Lula, quando o governador Jaques Wagner começou a discursar, aproximadamente 30 alunos da UFRB, de posse de cartazes e faixas e gritando palavras de ordem, cobravam do chefe do executivo baiano, a construção de uma Residência Universitária na cidade.

Além disso, eles também exigiam a instalação de uma ampla biblioteca e de laboratórios que possam atender as demandas da comunidade acadêmica da UFRB. Membros de entidades que representam profissionais da área da segurança pública e dos professores também protestaram.

Insatisfeito com o barulho e com as reclamações, Wagner encerrou seu discurso pedindo que Lula desconsiderasse as manifestações.

“Presidente, não considere essa postura indelicada e mal educação de algumas pessoas, como um reflexo da opinião do povo de Cachoeira, que ouve aquelas pessoas que gosta, mas que também respeita e deixa falar aqueles com quem não simpatiza”, alfinetou Wagner.

0 Response to ' Lula inaugura campus da UFRB em Cachoeira e diz que cidade estava abandonada '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA