FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

Ministério da Saúde diz que está acompanhando os casos.

Homem de 40 anos voltou de viagem nos EUA com sintomas da doença.

Um homem de 40 anos foi internado em Salvador, na segunda-feira (27), com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames. Ele seria o 12º caso suspeito no país.

O Ministério da Saúde informa que está acompanhando todos os casos. Até a tarde de segunda, o governo federal registrava 11 pacientes com sintomas da doença. São três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.

Automedicação

Um remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. “Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial”, diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva.

Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. “O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora”, garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.

O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997.

Fiscalização

O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.

O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.

Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.

Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada.

Também há planos para contigência nos portos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário.

*(Com informações do Bom Dia Brasil e do iBahia.com)

0 Response to ' Bahia é o sétimo estado a registrar suspeita de gripe suína '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA