Desde a chegada da TV em Feira de Santana em 1988, sempre houve uma queixa recorrente por parte das agências de publicidade do mercado de a produtora da TV prejudicava o mercado com preços de produção baixos e com uma criatividade aquém do que era oferecido pelas agências.
Quanto a isso, deve-se lembrar que a produtora da TV, foi criada para dar suporte e viabilizar as mídias com veiculação local de clientes do mercado, haja vista existirem produtoras independentes no mercado, dentro do próprio conceito da Rede Globo, as produtoras das emissoras afiliadas tinham como objetivo, potencializar os clientes, dando oportunidade de que os mesmos degustassem o meio TV e a partir do momento que suas mídias se desenvolvessem, por um movimento natural, eles seriam absorvidos pelo mercado de agências, o que se confirmou com o crescimento da carteira de clientes e a oferta de novas agências.
Quanto ao preço de produção, basta mostrar que em 1998 uma produção simples de 30” era feita pelo custo aproximado de R$ 1.000,00 pela produtora da TV, enquanto hoje, dez anos depois, este custo está em torno de 600 e até menos.
Quanto ao titulo deste artigo, trata-se de uma prática de convencimento que está sendo usada por empresas que se dizem agências e que na verdade fazem qualquer negócio pra ganhar um troco.
Não são poucos os casos em que são oferecidas produções DE GRAÇA para conquistar o cliente, achando esteS PROBRECITÁRIOS que com isto, fidelizarão o cliente no futuro.
Considerando que em média, as veiculações de TV dos anunciantes locais tem verbas 3 a 5 mil reais, tendo sua comissão entre 600 e 1000 reais, dar a produção ao cliente que tem um custo variável de 400 a 600 reais, só dá pra entender esta prática se o camarada, primeiro sonegar os impostos ou parte deles, haja vista que o ISS e IRPF são descontados na fonte.
Se o PROBRECITÁRIO paga seus impostos corretamente, ele tem um encargo de 17,5%, coloque-se ai os custos de transporte, aluguel, água luz e telefone, pessoal que porventura tenha, o que ele está ganhando com isto?
Alem do mais, tudo aquilo que você dá de graça, nunca mais conseguirá vender ou reposicionar preços.
E não estamos falando nem da prática de não cobrar criação.
Valorizar a produção, com custos adequados, permite ao mercado evoluir, podendo oferecer peças mais bem realizadas e com a qualidade que o mercado exige.
Ilustrando esta questão, certa feita um cliente, em uma atitude crítica, comentou com um publicitário que as produções realizadas em Feira tinham padrão de 3º mundo, sabendo que o citado cliente tinha por prática de puxar o custo de produção para baixo, o profissional respondeu com a frase... “Pagando o valor que vocês pagam, merecem é produção de 4º mundo”
Pensem nisto!
Convite: os profissionais do meio que queiram enviar artigos ou sugestões para a coluna, podem fazê-lo diretamente para o blog através do email redacao@blogdafeira.com.br ou enviem para Wagner Damas dps01@globo.com
Fonte: Blog da Feira/Wagner Damas é publicitário
0 Response to ' Troca-se uma produção pela comissão de uma mídia.Topas? '
Postar um comentário