FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!


Daniela Santos Moris foi premiada no concurso de Literatura da CDL de Feira;

Com resultado divulgado esta semana, o Prêmio CDL de Literatura possibilitará a quatro autores feirenses publicar suas obras. Os vencedores são pessoas de perfis diferentes, mas que têm pela leitura e escrita o mesmo amor e dedicação.

Os nomes que se tornarão conhecidos do público feirense através do seu talento com a literatura são: Markus Vinícius Borges dos Santos, José de Assis Freitas Filho, Nívea Maria Vasconcellos e Daniela Santos Moris.

O Prêmio CDL de Literatura é uma realização da CDL de Feira de Santana, através da Lei Rouanet, com o patrocínio da empresa Borrachas Vipal S.A e pretendia realizar a impressão de três obras literárias selecionadas por uma comissão formada por pessoas de notório conhecimento na área. No entanto, diante da qualidade e quantidade (40 inscrições) de obras recebidas, a direção da CDL resolveu realizar a impressão de quatro livros e não três. Foram escolhidos dois livros de poesia, um de contos e um de literatura infantil.

O autor Markus Vinícius Borges dos Santos foi o primeiro a se inscrever no concurso com o livro “A Moça Pintada no Tempo e o Eu Indefinido”. Markus tem 31 anos, é médico, poeta e compositor, nascido em Feira de Santana. Durante o curso de medicina na UFBA participou do 1° Concurso de Poesia Prof° José Carlos Capinan, ficando em 3º lugar na ocasião. Já lançou um livro, em 2004, chamado: “A Mar e Outros Verbos”.

O segundo livro de poesia escolhido no concurso é “Escondedouro do Amor e Outros Versos Sob a Espera”, de Nívea Maria Vasconcellos. Nívea nasceu em Feira de Santana, em 1980. Em 2002, publicou o livro de poesias “Invisibilidade” pelo MAC (Museu de Arte Contemporênea/FSA). Formou-se em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2004. É especialista em Estudos Literários e, atualmente, é mestranda em Literatura e Diversidade Cultural também pela UEFS. Lançou, em 2006, o livro de contos “... para não suicidar”. Além de poetisa e contista, é professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação, promove saraus literários e é integrante do grupo de declamação “Os Bocas do Inferno”, com o qual já se apresentou em vários estados do Brasil.

Com o livro de contos “O Ulisses no Supermercado”, o Sociólogo e mestre em letras pela Universidade Federal da Bahia, José de Assis Freitas Filho foi um dos selecionados pelo concurso. José atua como técnico em cultura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professor da Faculdade Anísio Teixeira. Tem poemas e narrativas publicadas em diversos jornais de circulação estadual e municipal.

Uma das boas surpresas do concurso foi a participação de Daniela Santos Moris, que tem apenas 11 anos. O livro “13 Viagens no Dia 13 – As Aventuras de Emily”, um dos vencedores do concurso, foi feito pela jovem quando tinha 10 anos.

Daniela é estudante da 5ª série e tornou-se uma leitora incondicional, produzindo desde os sete anos inúmeras poesias, cordéis e textos. De lá para cá não parou. Hoje, já está com outra aventura em andamento. Segundo ela, escrever e brincar com as palavras não se aprende na escola, a pessoa já nasce poeta.

A data de lançamento dos livros ainda não está definida, pois as obras estão em fase de diagramação. Serão editados 1.000(mil) exemplares de cada livro. 40% destes serão distribuídos gratuitamente beneficiando principalmente estudantes da rede pública de ensino, ficando 60% para cada autor premiado.

0 Response to ' Prêmio CDL de Literatura revela escritora de 11 anos de idade '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA