FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

A preservação da história de Feira de Santana e da biografia das pessoas que contribuem para sua cultura e engrandecimento. Em 2008, os alunos da 2ª série da Escola João Paulo I se engajaram no Projeto Vivendo Feira Ontem e Hoje, dando sua contribuição para a produção histórica e literária do município. Desta feita, os homenageados da área de Educação.

O lançamento das biografias foi marcado por uma solenidade concorrida, com a presença de grande parte dos homenageados, a equipe de professores, coordenação pedagógica e gestores da Escola João Paulo I, além dos próprios alunos. Aconteceu na noite de quinta-feira (27), no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Interdisciplinar, o projeto envolveu Língua Portuguesa e também a pesquisa histórica dos fatos e da vida das personalidades homenageadas. Dentre os escolhidos pelos estudantes e equipe da escola estão a secretária municipal da Educação, Ana Rita de Almeida Neves; os ex-secretários Luciano Ribeiro e Wilma Simões Vieira que atualmente integra a equipe da UEFS; a professora Enedite Braz da Silva, fundadora da Escola João Paulo I; o diretor do Colégio Gênesis, Antonio Jorge dos Anjos; a diretora da Escola Municipal Professor José Raimundo de Azevedo (o Caic), Seílma Maria de Souza Marques; o presidente do Instituto Histórico-Geográfico de Feira de Santana, Nilton Bellas Vieira; a fundadora e diretora da Escola Castro Alves, professora Lusinete da Silva Boaventura; e ainda Eduardo Brito Correia, Alana El Fahl e Claudinéia Regina Pelacani Cruz.

Com o objetivo de encontrar informações, os alunos foram motivados pelos professores a pesquisar em diversas fontes – a Internet, livros, jornais, documentários, enciclopédias e até mesmo registros fotográficos serviram de base para a busca de dados que seriam utilizados na confecção das biografias.

“Dessa forma, eles atuaram em todo o processo como sujeitos ativos e verdadeiros pesquisadores, reconhecendo a valorização da história de Feira de Santana. Cuidar da história de uma cidade é principalmente ajudar a manter viva sua cultura, registrando seus principais fatos e personagens”, defende a professora Karine Oliveira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Escola João Paulo.

0 Response to ' Estudantes lançaram biografias de educadores feirenses no Amélio Amorim '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA