FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

SEC realiza sorteio eletrônico para cursos técnicos de nível médio na próxima terça-feira
14/08/2009

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza na próxima terça-feira (18), às 14h, o sorteio eletrônico das 1.730 vagas de cursos técnicos de nível médio ofertadas para este segundo semestre. Será no auditório do Instituto Anísio Teixeira, e terá transmissão por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. As vagas são somente para egressos da rede pública e os candidatos poderão acompanhar.

Para o superintendente da Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, o sorteio é uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado, pois além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a "meritocracia". Ele explica que antes o ingresso do aluno nestes cursos era por prova e aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar.

"Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público. É uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado, de dar oportunidade para todos, de fazer com que os egressos da rede pública possam acessar os cursos no mesmo patamar de igualdade. Todas as informações foram disponibilizadas para a sociedade, as pessoas se inscreveram pela internet, puderam optar pela unidade e o curso técnico oferecido em um processo transparente e includente", assegurou.

Matrículas - O aluno contemplado no sorteio eletrônico efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto próximo, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do Histórico Escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação. O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos três por quadro. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento de Nossa Senhora e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.

Ampliação de vagas - O número de vagas para os cursos técnicos de nível médio está sendo ampliado a cada semestre, contemplando capital e interior. A Educação Profissional se tornou uma política pública prioritária para o Governo do Estado. Prova disso é que em 2006, existiam apenas 4.016 matriculados e o Governo do Estado ampliou para 26.400 o número de vagas oferecidas em cursos técnicos de nível médio no primeiro semestre de 2009, com a previsão de serem matriculados 30 mil jovens e adultos até o final deste ano. A meta é chegar a 70 mil novas vagas até 2011.

A Educação Profissional era oferecida em apenas 23 municípios, atualmente 83 municípios baianos são contemplados com 113 unidades de ensino. São três Centros Estaduais de Educação Profissional; 27 Centros Territoriais e 76 escolas de ensino médio que ofertam Educação Profissional. Além destes, quatro escolas estão em preparação para a transformação em Centros Estaduais de Educação Profissional. Com as inaugurações do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus e do Centro Estadual de Educação Profissional das Águas, em Barra, a Bahia chegará a 115 unidades.

Fonte: ASCOM - SEC

0 Response to ' SEC realiza sorteio eletrônico para cursos técnicos de nível médio na próxima terça-feira '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA