FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS TÉCNICOS DO CETEB

Postado por Conheça meu perfil On 13:08
SEC abre inscrições para Cursos Técnicos de Nível Médio
22/07/2009

Quem busca uma chance no mundo do trabalho, deve se inscrever de 28 de julho a 04 de agosto, para concorrer a uma das 1.490 vagas de cursos técnicos oferecidas para o segundo semestre deste ano, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) por meio dos Centros de Educação Profissional. Esta é mais uma etapa do Plano de Educação Profissional da Bahia, que pretende chegar ao final de 2009 com 30 mil estudantes matriculados. Em 2006, a Bahia tinha apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matriculas novas) já são 26.400 estudantes cursando Educação Profissional na rede pública estadual.

As vagas, 660 para a capital e 830 para o interior, são para os cursos de: Técnico em Administração, Técnico em Hospedagem, Técnico em Rede de Comunicação, Técnico em Alimentos, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Design, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Agroindústria, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações e Técnico em Enfermagem.

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio (e suas modalidades), oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). As inscrições serão feitas pelo site www.sec.ba.gov.br. No ato da inscrição, o aluno, se maior de 18 anos, ou seu responsável legal quando menor, deverá informar o nº do CPF do aluno e indicar um único centro, curso e turno desejados.

Sorteio - As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14 horas, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, situado na Rua das Muriçocas, Paralela, município de Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. Os candidatos poderão assistir o evento.

O aluno contemplado no sorteio efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto próximo, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do Histórico Escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação.

O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos três por quadro. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.

Demandas sociais - O superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho. Por isso, a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares. "Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado - para alunos egressos do ensino fundamental público - e Proeja - para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental -, estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão", afirmou.

Almerico Lima acrescenta que as vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos darede pública, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Ressalta ainda, que o sorteio eletrônico além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando o que chamou de "meritocracia". "É que antes o ingresso do aluno nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado".

Confira número de vagas por Centro de Educação Profissional

Colégio Estadual Severino Vieira - Salvador

Técnico em Administração - 180 vagas

Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia - Salvador

Técnico em Hospedagem - 120 vagas

Técnico em Rede de Comunicação - 120 vagas

Técnico em Alimentos - 120 vagas

Técnico em Eletroeletrônica - 120 vagas

Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia CETEB Áureo de Oliveira Filho - Feira de Santana

Técnico em Contabilidade - 80 vagas

Técnico em Design - 80 vagas

Técnico em Manutenção Automotiva - 80 vagas

Técnico Agroindústria - 80 vagas

Técnico Segurança do Trabalho - 80 vagas

Técnico Edificações - 160 vagas

Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas - Alagoinhas

Técnico em Segurança do Trabalho - 60 vagas

Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu - Itaberaba

Técnico em Enfermagem - 60 vagas

Colégio Estadual Humberto Leal - Livramento de Nossa Senhora

Técnico em Administração - 80 vagas

Escola Municipal Professor Raimundo Alcântara - Santa Maria da Vitória

Técnico em Administração - 70 vagas

Fonte: ASCOM - SEC
Reações:  

11 Response to ' INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS TÉCNICOS DO CETEB '

  1. Danilo Said,

    Não consegui me inscrever no site do www.sec.ba.gov.br

    explica melhor como faz, ou disponibiliza um link pra inscrição!

     

  2. Ge Said,

    nao conseguir tbem nao o que faço?

     

  3. paula Said,

    AÊ Ñ TÁ CONSEGUINDO PQ A FOLHA DE INCRIÇÃO AINDA Ñ TÁ DISPONIVEL...

     

  4. Isso ai Paula, não está disponível, mas agora pela manha ja ta :)

     

  5. Também não consgui fazer a inscrição,o site não tá disponibilizando nenhuma ficha para inscrição

     

  6. Leidiane
    Pq não consigo me escrever????

     

  7. Jane Said,

    pq ñ consigo mim escrever ja tenho duas horas tentando e nada.

     

  8. Dany Said,

    Eu perdi meu numero de inscrição...
    tem problema?

     

  9. Rafael Said,

    qro saber como me inscrever no curso tecnico do cete feira de santana ?disponibiliza um link

     

  10. Lara Said,

    Gostaria de me informar quando o resultado estará disponível, pois as matriculas aqui em Alagoinhas já são nos dias 20 e 21 ! Quem puder responder, agradeço!

     

  11. Betina Said,

    Manda um link com a pagina da incrição aí, por favor.

     

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA