FRASES DO DIA

Abrace o novo dia com a força e determinação do guerreiro que luta para conquistar a vitória mais importante da sua vida.

Nunca é cedo demais para dizer “preciso de você” assim como nunca é tarde demais para dizer “me perdoe”. Tenha um ótimo dia!

O jornalista Elsimar Pondé realizou para o Portal FS esta entrevista abaixo com o estudante que ficou em segundo lugar no concurso nacional. Estudante do colégio Helyos, em Feira de Santana.



Ao 16 anos, Vinicius Lima Silva tem um futuro promissor pela frente, segundo colocado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre quase três milhões de concorrentes de todo Brasil, esse jovem feirense sabe o que quer: "Tenho que me sacrificar um pouco agora, para colher os frutos depois. Isso vale a pena", explica.

O brilhante desempenho no Enem não é necessariamente uma novidade na trajetória de Vinicius. Ele já foi medalha de ouro na fase baiana da Olimpíada Brasileira de Física e bronze entre todos os alunos do país, na mesma disputa. Além disso, o estudante também já conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Baiana de Química.

Em entrevista ao PORTAL FS, o aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Helyos, enfatiza a importância da disciplina e da dedicação na hora de estudar e revela que apenas o talento não basta. Ele passa entre quatro a cinco horas por dia com as atenções voltadas para os livros e apostilas. Isso sem falar no tempo que permanece na sala de aula.

Vinicius ainda fala sobre seus planos para o futuro e aponta as principais diferenças entre as escolas públicas e privadas.

Confira abaixo a entrevista completa que Vinícius concedeu ao PORTAL FS.

PORTAL FS: Por que você teve um desempenho tão bom no Enem?

VINÍCIUS: Isso é fruto do trabalho que eu desenvolvo desde pequeno, lá no colégio, em casa, com o apoio da minha família e também com meus amigos.

PORTAL FS: Para ter notas boas em exames como o Enem é importante ser disciplinado nos estudos?

VINÍCIUS: Com certeza. Você vê os assuntos na escola, mas em casa é importante administrar o tempo, saber a hora de fazer as atividades, revisar os temas discutidos em sala de aula. Não é apenas ler na escola e deixar tudo lá. Tem que retomar os estudos em casa, sempre.

PORTAL FS: Quantas horas por dia você passa estudando?

VINÍCIUS: Em média, de 4 a 5 horas por dia. Eu tenho aulas pela manhã até as 13 horas e, além disso, duas vezes por semana eu também tenho aula à tarde. Mas, independente disso, ainda estudo em casa.

PORTAL FS: E o lazer? Como ficam as outras coisas que garotos da sua idade gostam muito de fazer? Você abre mão das outras coisas para estudar?

VINÍCIUS: Um pouco. É claro que você não pode estudar o tempo todo, tem que diversificar as coisas, senão a pessoa fica muito cansada, acaba perdendo o foco e não consegue render. Lazer é muito importante, mas é necessário abdicar um pouco por causa dos estudos.

PORTAL FS: Ter esse sacrifício é decisivo para conquistar bons resultados no Enem, no Vestibular, em concursos?

VINÍCIUS: Com certeza. Eu, por exemplo, pretendo conseguir uma vaga em uma universidade como a USP ou a Unicamp, num curso de engenharia. Então, com esse projeto em mente, eu tenho que me sacrificar um pouco agora, para colher os frutos depois. Isso vale a pena.

PORTAL FS: No Enem, este ano, as escolas particulares tiveram um desempenho 34% melhor que as instituições públicas. Qual é a sua opinião a respeito dessa diferença tão acentuada?

VINÍCIUS: Isso é o reflexo de diversos fatores, os professores das escolas privadas tem uma média salarial melhor, tem melhores condições técnicas para trabalhar e tem mais estímulo. Além disso, ainda tem a estrutura físicas das escolas e o apoio familiar que é muito favorável, algo que nem sempre o aluno das escolas públicas recebe.

Na rede pública existe um grande déficit na infraestutura e o padrão de ensino acaba desmotivando os alunos e os professores, que ganham mal e precisam trabalhar em vários lugares para ter um nível de vida satisfatório.

PORTAL FS: Qual foi a reação dos seus colegas quando souberam que você tinha ficado com a 2ª posição entre todos os estudantes que fizeram o Enem?

VINÍCIUS: Eles estão bem acostumados com o ritmo de estudo que eu tenho. Mas, eu fui muito parabenizado por vários colegas pelo MSN e pelo Orkut.

PORTAL FS: Você já fez a primeira fase do vestibular para Engenharia Elétrica na Unicamp. Por que você quer esse curso?

VINÍCIUS: Eu sempre gostei de matemática, desde pequeno, e quando eu cheguei ao ensino médio, comecei a me interessar por física também. Então, essa é uma área que me agrada muito. Além disso, existe um campo de atuação muito bom para esse ramo profissional.

PORTAL FS: Qual é o segredo para se dar bem com física e matemática? O grande terror da maioria dos estudantes.

VINÍCIUS: Eu sempre tive facilidade, mas também procuro me aperfeiçoar. Vejo os assuntos no colégio, mas faço os exercícios em casa e pratico bastante.

PORTAL FS: Então o simples fato de gostar de matemática ou de física não é garantia de sucesso nessas matérias?

VINÍCIUS: Quando você tem uma certa simpatia, fica bem mais fácil. Mas, é muito importante se dedicar aos estudos.

PORTAL FS: O Helyos tem obtido um desempenho muito bom nos últimos anos, sendo considerado com um dos colégios mais bem sucedidos do Brasil. Qual é o grande diferencial da sua escola?

VINÍCIUS: Eu percebo que um grande diferencial é o tamanho das turmas. Lá em São Paulo, onde eu estava fazendo cursinho, algumas turmas de segundo ano tinham mais ou menos 30 alunos. Isso é muito. Além disso, aqui existe uma linha de comunicação muito legal entre a escola e os alunos. O Helyos oferece as coisas e os alunos correm atrás para aprender. Mas, se o aluno não se interessar não tem jeito.

PORTAL FS: O que o seu exemplo pode representar para os estudantes aqui de Feira?

VINÍCIUS: Eu acho que esse resultado pode ser um incentivo. Isso mostra que as coisas podem ser melhores, basta vontade política para que seja oferecida educação de qualidade para as pessoas.



Fonte: Blog da Feira/Elsimar Pondé, Portal FS

0 Response to ' Vinícius Silva, estudante feirense foi o segundo colocado no ENEM '

Postar um comentário

VÍDEO DA SEMANA